quinta-feira, 28 de julho de 2016

"PETRÓLEO NÃO É MERCADO; É FUTURO"





Esta frase foi dita pelo geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobras, em entrevista a Paulo Moreira Leite publicada no site Brasil 247.
Sua afirmação parece óbvia, mas soa como uma descoberta surpreendente num cenário em que políticos influentes no governo ilegítimo conduzem tratativas que podem resultar no sequestro das nossas reservas por grandes empresas estrangeiras (e, por extensão, a perda da soberania brasileira na definição das prioridades no que se refere aos recursos energéticos).
Estrella explica que o pesado investimento em tecnologia feito nos anos 1970 abriu caminho para a descoberta da reserva de Campos e, mais tarde, já no governo Lula, a implantação do projeto de expansão que permitiu, após mais de uma década de sucateamento, a retomada dos leilões de novas áreas de extração, de um lado, e a retomada das pesquisas que resultaram na descoberta do pré-sal, de outro.
"Somos, afinal, um país soberano para promover a retomada do nosso processo industrial autônomo, para servir a interesses essencialmente brasileiros, com base na inteligência e competência dos brasileiros", diz Estrella. "Os governos Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, como todos sabemos, não elegeram tampouco praticaram um modelo de desenvolvimento nacional com essas características."
Leia a entrevista completa no site: https://goo.gl/ec533G

Nenhum comentário:

Postar um comentário