terça-feira, 20 de setembro de 2011

UFPA abre inscrição para bolsas nos EUA



Estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará poderão participar da seleção de estágio sanduíche em instituições norte-americanas, no ano de 2012. A UFPA aderiu ao Programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, o qual concederá, via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), bolsas de estudos para os candidatos selecionados. As inscrições serão efetuadas nos dias 21 e 22 de setembro, na sala da Secretaria Geral dos Colegiados Deliberativos Superiores (Sege), no 3º andar do prédio da Reitoria, Campus Guamá, em Belém.A bolsa de estágio em uma das universidades norte-americanas terá duração de seis a doze meses, com início previsto para janeiro de 2012.A Pré-Seleção - O Edital já está disponível e é uma iniciativa conjunta entre as Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), de Relações Internacionais (Prointer) e de Ensino e Graduação (Proeg). A UFPA realizará uma pré-seleção e, em seguida, encaminhará à Capes os dados dos candidatos para a seleção final. “Este programa é um esforço grande para acelerar a internacionalização das atividades de ensino e pesquisa nas universidades brasileiras. Nós temos a expectativa de que isso dê início a um ciclo que vai impactar não só a formação dos alunos diretamente atendidos, mas também toda a universidade, porque este programa vai intensificar o fluxo de alunos e professores entre as nossas instituições e as estrangeiras”, destaca o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Emmanuel Tourinho.
Reunião – Os alunos interessados em participar da seleção deverão comparecer à  reunião com os representantes da Propesp, Prointer e Proeg, no dia 20 de setembro, às 16h, no Auditório Setorial Básico II. O encontro será para esclarecer dúvidas sobre o Programa Ciência sem Fronteiras e a submissão de propostas na UFPA, bem como orientações para a inscrição.
Áreas estratégicas - Para participar, o aluno de graduação deve cursar ou desenvolver trabalhos nas seguintes áreas estratégicas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra (Física, Química, Biologia e Geociências); Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.
O candidato à bolsa também deve atender aos requisitos exigidos no Edital, como: estar matriculado em curso de bacharelado nas áreas e nos temas indicados; ter bom desempenho acadêmico, comprovado pelo Histórico Escolar; ter nacionalidade brasileira; possuir, no mínino, 40% e, no máximo, 80% da carga horária prevista no seu curso; apresentar o comprovante de aprovação do teste TOEFL com nota mínima de 79 e, caso ainda não tenha feito o teste, apresente comprovante de inscrição para o teste, a ser realizado até o dia 10 de outubro; e apresentar declaração de compromisso de permanência no Brasil pelo dobro do número de meses, em relação àqueles que foram contemplados para a realização da graduação-sanduíche.
Resultado – A avaliação dos candidatos acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro e, no dia 26, será divulgado o resultado da seleção. Neste mesmo dia, as Pró-Reitorias farão nova reunião com os alunos pré-selecionados, para orientá-los quanto ao preenchimento do formulário online da Capes e do Institute of International Education. Será às 16h, no Auditório Setorial Básico II.
Programa - O Ciência sem Fronteiras é um programa de intercâmbio do governo federal, lançado no dia 26 de julho de 2011. O objetivo é formar recursos humanos altamente qualificados nas melhores universidades e instituições de pesquisa estrangeiras, com vistas a promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, estimulando estudos e pesquisas de brasileiros no exterior.
O Programa prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos. A iniciativa é dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Para 2012, serão concedidas pela Capes 2 mil bolsas, distribuídas em todo o Brasil. Já por meio do CNPq, a UFPA deverá receber 34 bolsas.
Serviço: Período de inscrições: 21 e 22 de setembro de 2011. Local: Sala da Secretaria Geral dos Colegiados Deliberativos Superiores (Sege), no 3º andar do prédio da Reitoria. Horário: 8h30 às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário