O procedimento foi realizado na Espanha, pelo cirurgião Pedro Cavadas, famoso por realizar outros transplantes pioneiros
O médico Pedro Cavadas já realizou outros transplantes pioneirosO primeiro paciente a receber um transplante duplo de pernas chorou ao ver o resultado da cirurgia. O médico responsável pelo procedimento, que durou cerca de 10 horas, realizado nesta segunda-feira na Espanha, é Pedro Cavadas, cirurgião já conhecido por realizar outras cirurgias pioneiras.
O médico não relevou a identidade do paciente, apenas declarou ser um jovem que perdeu as duas pernas num acidente de trânsito. Devido à altura da amputação, não poderia utilizar próteses e passaria o resto da vida em cadeiras de rodas.
No entanto, com a cirurgia realizada, o jovem poderá andar em seis ou sete meses, com a ajuda de muletas. Segundo Cavadas, em longo prazo poderá andar sem apoio, dependendo de como a reabilidação se der. Em três semanas provavelmente já movimentará as novas pernas, e em três meses conseguirá sustentar seu peso.
A operação foi autorizada em maio de 2010 pela ONT (Organização Nacional de Transplantes), e em novembro do mesmo ano pelo Ministério da Saúde da Espanha, mas levou mais de um ano para ser realizada porque não havia doadores. O paciente passa bem, segundo o médico, e deve sair logo da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Nenhum comentário:
Postar um comentário