domingo, 3 de abril de 2011

A pior seca em 100 anos






Fotos: Flavya Mutran


A seca de 2010 da Amazônia foi a pior dos últimos cem anos, e afetou drasticamente a atividade pesqueira, o abastecimento de água na zona rual e a saúde da população. A constatação é de estudiosos britânicos (da Universidade de Leeds) e de brasileiros do Ipam (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), em artigo na revista "Science".

Estudos apontam que 3 milhões de quilômetros quadrados foram afetados, não houve recuperação total para os níveis normais dos rios, e a floresta pode ser ocupada por campos de savanas e pradarias em caso de mudança climática com temperaturas mais quentes e alteração no padrão do volume de chuvas.

O estudo será publicado no "Geophysical Research Letters", jornal da União de Geofísicos Americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário