terça-feira, 26 de abril de 2011
Bolsistas do ProUni terão mais tempo para concluir graduação (até 10 anos)
Uma portaria publicada ontem no "Diário Oficial da União" ampliou o tempo que os bolsistas do ProUni (Programa Universidade para Todos) têm para utilizar o benefício. O prazo passou de uma vez e meia a duração do curso para o dobro desse período.
Dessa forma, o aluno de um curso com duração de cinco anos que recebe a bolsa no primeiro semestre da faculdade, terá dez anos (o dobro da duração do curso) para se formar utilizando o ProUni. Nesse período estão incluídas eventuais paralisações, como alunos que trancam a matrícula.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), o objetivo da ampliação é aumentar as chances de que o bolsista possa utilizar o benefício até o momento de sua formatura. A medida já está valendo e atinge os estudantes que já estão recebendo o benefício.
A regra continua a mesma para quem conseguir o benefício no meio do curso. Os semestres já cursados devem ser descontados do tempo total do benefício. Assim, o aluno de um curso de cinco anos que já tenha estudado por dois anos terá seis anos (o dobro do tempo que falta para concluir o curso) de benefício.
Mudança
A ampliação do prazo do benefício é a segunda alteração pela qual o ProUni passa neste ano. O programa já havia contado com a criação de uma lista de espera para a distribuição de bolsas de estudo que sobrarem depois da terceira chamada.
No mês passado, o ministro da Educação Fernando Haddad, declarou que a maioria das bolsas que ficavam vagas eram parciais --com desconto de metade da mensalidade. Essas bolsas não seriam ocupadas pela impossibilidade de os alunos pagarem pela outra metade das mensalidades.
À época, o ministro defendeu a ampliação da oferta de vagas gratuitas e o fim das bolsas parciais.
Mais informações sobre a alteração pelo telefone 0800-616161.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário