Versão para tablets pode oferecer recurso para armazenar e rodar aplicativos a partir da nuvem, como no ChromeOS
O Windows 8, nova versão do sistema operacional para PCs mais usado no mundo, chega no início de 2012 e pode oferecer uma loja de aplicativos, de acordo com fontes do site IT World. A primeira versão de testes do sistema deve ser apresentada durante a conferência para desenvolvedores da Microsoft, que será realizada em setembro nos EUA.
Reprodução |
Aplicativos instalados poderão ser acessados por meio de diretório ou de ícones na área de trabalho |
A exemplo do Google, que oferece a loja de aplicativos para o recém-lançado sistema operacional ChromeOS, e mesmo da Apple que lançou uma loja de aplicativos específica para o Mac OS, a Microsoft também deve entrar no mercado de lojas de aplicativos. Ela deve se chamar Windows Store e não estará disponível nas primeiras versões do sistema.
No código da nova versão do Windows, já é possível encontrar indicações da nova loja. A Windows Store permitirá navegar entre categorias de aplicativos, fazer compras de conteúdo por meio de aplicativos, classificar aplicativos e fazer download de versões de testes.
Duas novidades, porém, chamam a atenção: será possível iniciar aplicativos antes que o download termine e também armazenar e rodar aplicativos a partir da internet. Como é provável que o Windows 8 ganhe uma versão específica para tablets, o segundo recurso é interessante para quem deseja armazenar aplicativos fora do aparelho, para manter o espaço disponível para conteúdos como músicas e filmes.
Segundo o site, será possível iniciar o aplicativo a partir de uma pasta de aplicativos, mas o usuário também poderá fixar ícones de aplicativos na área de trabalho, método comumente usado no Windows.
Outros novos recursos
A nova versão do Windows também oferecerá duas interfaces diferentes, uma tradicional, parecida com a do Windows 7, e outra centrada na navegação na web, preparada para telas sensíveis ao toque. Haverá também um painel de configurações otimizado para tablets, que reunirá funções como conexões e dispositivos conectados.
O boot, processo de inicialização do sistema operacional, também deve mudar e ocorrerá em cerca de 20 segundos apenas, em vez de em média 35 segundos. Segundo o site IT World, trata-se de uma versão híbrida dos modos de hibernação e logoff. A nova versão também oferecerá recursos de atualização automática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário